Pode parecer coisa de “eco-chato” e “loucura” alguém levantar a bandeira de proteção aos primatas, uma vez que ainda na cabeça de muita gente, eles transmitem a febre amarela. Antes de mais nada, que fique claro que os primatas NÃO transmitem a febre amarela! São tão vítimas quanto nós! Sem os primatas para morrer por nós e nos alertar dos riscos do perigo da doença, só teríamos conhecimento do problema quando a doença já estivesse chegado até nossas cidades. E como chegaria? Através de qualquer pessoas que entrasse em uma floresta seja para recreação, fazer uma trilha, estudar, meditar, pesquisar, dentre outras atividades, e a partir daí, basta a pessoa ser picada por um mosquito contaminando. Na verdade a culpa de tudo isso é nossa mesmo quando desmatamos as florestas diminuindo ou fragmentando os habitats, o que diretamente aumenta a chance de encontro dos mosquitos com os primatas e dos mosquitos com a gente.
Ao entrarmos em uma floresta seja pelo motivo que for, sem estarmos vacinados contra a febre amarela, estamos sujeitos a contrairmos a doença caso algum mosquito contaminado nos dê uma picada e ao voltarmos para casa, levamos a doença para a cidade! Viu só? Quem transmite a doença são os mosquitos, não os primatas! E são dois insetos logo de uma vez, dos gêneros Sabethes e haemagogus. Esses mesmos mosquitos também poderão picar os primatas e transmitir a doença para eles, principalmente os bugios, que são mais paradões lá na deles, fator que facilita a aproximação dos mosquitos. Percebe que não foi um primata que te deu a picada, foi? É claro que não! Então porque as pessoas continuam agredindo e agindo com hostilidade contra nossos primatas? Eles morrem para nos alertar sobre o perigo iminente de uma doença que pode nos matar!!! Porque então as pessoas continuam expressando esse tipo de comportamento contra nossos primatas?
Uma resposta é que muita gente pensa que sem os primatas a doença acabaria, porque os mosquitos iriam morrer etc... Ledo engano, os mosquitos não dependem dos primatas para sobreviver! No entanto, nós diretamente dependemos dos primatas para sobreviver! Sim, caro leitor, nós dependemos deles! Deixe-me explicar: você já ouviu falar em serviços ecossistêmicos?
Vou considerar que você já ouviu, mas que esqueceu, portanto, deixe-me refrescar sua memória. De forma bastante simplificada, trata-se de “favores” ou “benefícios” que todos nós recebemos da natureza e muita das vezes nem nos damos conta disso, e, detalhe, de graça!!! Um exemplo simples é a água que sai de sua torneira, que comodamente e tão facilmente a temos e desperdiçamos e poluímos. De onde você acha que vem? Espero que não tenha pensado que vem da empresa de águas e esgotos de sua cidade – não me faça rir!!! A água de nossas torneiras vem dos sistemas naturais que burramente destruímos através do desmatamento ganancioso que enxerga em áreas naturais apenas o atraso ao desenvolvimento humano. Quantas pessoas que você conhece acham que no lugar das florestas deveriam ser construídos ruas, estradas, casas, condomínios, shoppings, dentre outras “maravilhas da engenharia”?
Ok, em um primeiro momento é um bom argumento, afinal o dito "desenvolvimento" gera renda e emprego etc... Mais de que adianta essas “maravilhas” de torneira seca? Defende esse pensamento quem desconhece os benefícios inúmeros que recebemos da natureza. Já pensou também no ar que respiramos?
Se tivéssemos mais florestas e árvores em nossas cidades, não teríamos tantas pessoas com problemas respiratórios. Poderia continuar aqui lhe dando mil argumentos e vantagens de conservamos nossos ambientes naturais, mas tenho ainda que explicar porque dependemos dos primatas para sobreviver e se me alongar muito neste texto, certamente poucos serão os que irão ler até o fim, afinal, as mensagens não param de chegar em nossos celulares – Nós somos pessoas realmente muito ocupadas e com uma complexa rede social, que levamos anos construindo, e uma pequena parada para ler este texto poderia fazer toda essa rede ruir! No entanto, não posso deixar de dizer que quem defende a destruição de nossos ambientes naturais, ou carece de Inteligência e racionalidade ou está lucrando de alguma forma com isso.
Voltemos agora aos primatas. Porque dependemos deles? É simples e elementar, darei apenas um exemplo do papel ecológico desempenhado pelos primatas. Primatas por si só são excelentes dispersores de sementes e sendo assim, primatas plantam florestas! Florestas estas que dependemos para respirar bem e de onde tiramos água, abrigo e até recursos (remédios, frutos etc.). Acham que é exagero? A floresta da Tijuca no Rio de Janeiro, é um exemplo claro disso... Foi reflorestada porque a água do centro da cidade do Rio de Janeiro e bairros adjacentes havia secado (hoje é a maior floresta urbana reflorestada do mundo). Entendeu agora? A floresta vazia, ou seja, sem animais interagindo para manter suas redes complexas de interações e seu tênue equilíbrio, não consegue manter seu pleno funcionamento. Quando falta uma espécie, por mais simples que seja, faltará muito mais, a curto, médio ou longo prazo! Vivemos uma época de tecnologias, conectividades e redes sociais complexas, onde cada vez é mais fácil e simples nos desligarmos e nos distanciarmos de nossa total e plena dependência dos sistemas naturais e de todos os fatores que fazem parte deles (fatores bióticos e abióticos).
Atualmente todo e qualquer esforço é pouco na luta para a conservação das espécies que persistem diante da destruição de nossos ambientes naturais. Lutemos tão bravamente para manter conservados esses ambientes, assim como lutamos bravamente para manter nossas "redes complexas de relacionamentos"!
Projeto Educa Monkey!