Animais em cativeiro que não apresentam comportamento natural podem estar sofrendo com a inadequação do recinto. Quando livres na natureza, podem percorrer grandes distâncias para se alimentar, em busca de abrigo e parceiros sexuais, etc.
Em geral, quando em cativeiro, os animais podem apresentar comportamentos anormais que não nada agradáveis de se ver. Peça fundamental para reverter esse processo são as técnicas aplicadas em Enriquecimento Ambiental. O Enriquecimento Ambiental objetiva fazer com que os animais possam dedicar mais tempo em seus comportamentos naturais, como vigilância e demarcação de território, captura de presas e brincadeiras.
Recintos que não permitam ao animal a expressão de comportamentos específicos (e.g. fuga), pode apresentar agressividade, hipersexualidade, auto-mutilação, movimentos
estereotipados, ou desenvolver quadros depressivos que dependendo da gravidade pode até levar a morte.
Para isso, existem diversos tipos de enriquecimento que iremos apresentar em nosso curso de Técnicas de Manejo de Animais Silvestres; curso que dedicaremos inteiramente a ensinar a adequação de recintos inclusive com aplicação de técnicas de estímulos de enriquecimento ambiental.
Para tanto, para que as técnicas utilizadas sejam eficientes é necessário conhecer bem o comportamento dos animais a fim de criar melhores condições para sua manutenção em cativeiro.
Comments