Nossa postagem de hoje vem esclarecer uma dúvida frequente acerca de quem pode atuar ou ser Educador Ambiental (EA). Não vou me ater nas origens e definições, mas apenas ao esclarecimento dos fatos em relação a atuação. Portanto serei bastante direto em algumas questões.
Nosso texto a seguir é parte do curso online de Educação Ambiental da Bioconservation:
"O objetivo da EA é alcançar a todas as pessoas fomentando e fornecendo as informações necessárias à participação e busca de soluções dos problemas ambientais que permeiam a sociedade atual.
O Educador Ambiental é qualquer pessoa que coloque em prática os objetivos, premissas e compromissos da Educação Ambiental. Portanto, quando um educador se propõe a tratar do tema Transversal do Meio Ambiente com seus alunos da educação formal ou informal, de uma forma geral, este educador está praticando a Educação Ambiental.
Neste contexto, a Educação Ambiental deve ser abordada dentro do Tema Transversal Meio Ambiente e se dá, porque, por si só, a temática ambiental sempre retrata os aspectos sociais, seja local, regional ou global. Sendo o Meio Ambiente, um tema complexo, é impossível abordar e tratar da EA apenas em uma única área (geografia, ciências etc.) de forma isolada. Os aspectos ambientais não envolvem apenas as disciplinas de ciências ou biologia, mas conhecimentos de história, de Sociologia, de Demografia, de Economia etc. Pode-se assim dizer que a Educação Ambiental também assume um aspecto INTERDISCIPLINAR".
É justamento o caráter INTERDISCIPLINAR da EA que a torna praticável e pronta a ser transmitida por qualquer pessoa. Se possível faça especializações (cursos e pós graduações no assunto) afim de melhorar sua atuação.
A Bioconservation disponibiliza um curso online de excelência sobre EA. Acesse agora e faça sua matrícula: https://www.bioconservation.eco.br/educacao-ambiental
Texto de Rafael C. Moura (Biólogo e MsC.). Pós-graduando em Docência da Educação Ambiental para a Cidadania e Sustentabilidade (MBA/Estácio de Sá).