A Mata Atlântica originalmente cobria uma área superior a 1,3 milhão km² ao longo de 17 estados brasileiros desde o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Riquíssima em biodiversidade e endemismo ainda preserva em seus remanescentes muitos saberes e segredos.
Possui fitofisionomias de vegetação bem definidas. Suas arbóreas possuem o tronco geralmente liso que só se ramifica bem no alto formando a copa. No sub-bosque (parte mais baixa, digamos assim), crescem arbustos, bambus, samambaias gigantes e líquens menos tolerantes a luz. Compõe ainda a flora típica várias outras espécies, como diversos tipos de cipós, bromélias, orquídeas e gavinhas. O solo é coberto pelas
forrações de serrapilheira, preservando a umidade e mantendo a taxa de decomposição de reciclagem de nutriente bastante elevada. ao logo do Oceano Atlântico estão as planícies de restinga, dunas, mangues, lagunas e outros estuários de menor proporção.
Explorada desde o descobrimento do Brasil até os dias de hoje, pouco restou desses conhecimentos inerentes do bioma. Aos poucos nós perdemos o conhecimento popular acerca das riquezas da Mata Atlântica. Seus sabores e medicinas tradicionais são atualmente do conhecimento de poucos. Como resgatar esses saberes? Como esse conhecimento pode e deve ser conservado e protegido? Qual o papel da Educação Ambiental nisso tudo? O que esse bioma pode nos ensinar? Essas e outras respostas estaremos respondendo em nosso curso Educação Ambiental e Conservação: Saberes da Mata Atlântica que ocorrerá de forma telepresencial com teoria e prática! Vêm com a gente! Se inscreva e aproveite essa oportunidade!
Acesse nosso site: https://www.bioconservation.eco.br
Comments