Os impactos do fogo em uma floresta pode se dar de forma imediata ou a longo prazo. De forma imediata com a morte de animais e perda de habitat. A longo prazo podemos citar o tempo de recuperação da área afetada, principalmente quando se trata de ecossistemas que não estão adaptados ao fogo. Como podemos ver, dependendo do local, os incêndios representam grave perda habitat e consequentemente, biodiversidade.
Como os incêndios afetam os animais?
Diante de um incêndio Em meio ao fogo poucas opções restam aos animais. Quem pensa que eles saem correndo ou voando e que teremos apenas vegetação queimada se engana profundamente. Animais que vivem em tocas no chão ou em árvores geralmente entram em suas tocas para se esconder, onde podem morrer queimados ou sufocados. Animais mais lentos, nem sempre conseguem fugir das chamas quando o fogo se desloca rapidamente.
Lembro que recebíamos no Fauna Viva diversos animais sem queimaduras no corpo, porém, com as patas em carne viva após incêndios. Acontece que após as queimadas muitos começam a se deslocar pelas cinzas que ainda estão muito quentes, causando graves queimaduras nas patas.
Sempre após queimadas nossa equipe tinha trabalho redobrado no resgate e monitoramento de animais. Daí a importância de estar bem capacitado. Nessas horas não adianta apenas boa vontade em querer ajudar. Muitas pessoas não se dão conta que um resgate feito de qualquer forma pode agravar a situação de um animal ferido, gerar fraturas e até a morte prematura com a utilização errada de equipamentos.
Foi por esse motivo que desenvolvemos na Bioconservation o curso de Resgate, soltura e monitoramento de animais Silvestres. Com o objetivo de capacitar o aluno a realizar de forma correta e segura para ambos (animal e a própria pessoa) o resgate de fauna silvestre.
Faça sua inscrição enquanto ainda temos vagas! última edição desse ano: https://www.bioconservation.eco.br/resgate-de-fauna
Texto de Rafael C. Moura (Biólogo e MsC.) - atuou no Projeto Fauna Viva (prevenção de atropelamentos, resgate e monitoramento de animais silvestres).
Comments