Controle Ético de Espécies Invasoras: Esterilização como Solução para os Saguis
- Bioconservation
- 17 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Hoje vamos falar sobre uma espécie invasora que tomou conta de grande parte do sul e sudeste do nosso Brasil. Os Saguis (Callithrix penicillata e Callithrix jacchus), espécies nativas do Nordeste, originária de áreas de Cerrado e Caatinga! A introdução de animais exóticos em ambientes distintos da sua área de ocorrência natural é considerada a segunda principal causa de perda da biodiversidade. Os Saguis citados, apresentam uma alta capacidade de adaptação e normalmente não possuem predadores ou parasitos no ecossistema urbano ocupado, podendo se incorporar como consumidores de topo de cadeia.

Como todo esse potencial, algumas das espécies nativas como o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) encontra-se ameaçada de extinção pela competição com os invasores pelos mesmos recursos.
Visando o controle populacional dessas espécies invasoras, estudos foram feitos, e chegaram ao método de esterilização por laqueadura tubária utilizando clipes de titânio em fêmeas adultas. Algum tempo após os procedimentos cirúrgicos duas fêmeas foram capturadas e avaliadas clinicamente mostrando-se saudáveis, sem dor, sem secreção e com bom aspecto da ferida cirúrgica!
Gostaram do nosso tema de hoje? Curtam e comentem a sua opinião sobre esse artigo. Deixem nos comentários um tema que vocês gostariam de ver aqui no nosso blog da Bioconservation!
Um forte abraço e até a próxima!
Texto: Joel dos Santos Leal (estagiário da Bioconservation)
Referência: UTILIZAÇÃO DE CLIPES DE TITÂNIO EM LAQUEADURA TUBÁRIA EM SAGUIS (Callithrix spp.) Gabriela de Lima Barbosa
Tema: Espécies Invasoras
Animal: Sagui de tudo preto (Callithrix penicillata) Sagui de tufo branco (Callithrix jacchus)
Hoje podemos ver esses animais em quase toda parte da cidade. Realmente se não houver um controle, a tendência é a população aumentar consideravelmente.
Muito boa explicação é um ótimo texto, aprendi alguma coisas sobre esses animais que convivem com a gente como se fossem de estimação, até o texto explica isso tbm.
Muito oportuna a preocupação com essa questão. É preciso proteger a fauna local desses desequilíbrios.
É um método muito interessante para realizar o controle das invasões dos saguis.
Gostaria de parabeniza-los pelo texto muito bem elaborado e explicativo e também pelo blog, que sempre traz informações importantes sobre o nosso ecossistema.