O fenômeno geral da seleção sexual frequentemente pode ser dividido numa subcategoria amplamente difundida e importante em aves. Essa subcategoria envolve um sexo, escolhendo indivíduos do outro sexo, é chamado de seleção intersexual. Como as aves fêmeas geralmente são o sexo “exigente”, essa subcategoria também é às vezes chamada de “escolha feminina”, mas o uso dessa terminologia está diminuindo, porque os machos às vezes também são exigentes.
Alguns machos provam seu valor fornecendo benefícios diretos: quando uma fêmea acasala com um macho de alta qualidade (grande aptidão), em geral a fêmea obtém vários tipos de recursos que aumentam sua própria aptidão. Podemos citar aqui pássaros que se reproduzem em ninhais ou locais de “nidificação comunitária”. Nestes locais, o centro da colônia geralmente são os locais menos expostos aos predadores. As fêmeas preferem, então, acasalar com os machos que podem defender melhor uma posição central no ninhal porque se beneficiam diretamente disso (sucesso na criação dos filhotes).
No entanto, na maioria das vezes é muito difícil determinar precisamente o que as fêmeas estão selecionando: elas estão escolhendo o macho mais atraente, o território de melhor qualidade ou baseando sua escolha em alguma combinação dessas e de outras informações?
Saiba mais sobre atração de parceiros
O curso Condução de Observação de Aves trata de forma aprofundada essa e outras temáticas referente a ornitologia e a condução de Observação de Aves no Brasil, seguimento que emprega muita gente logicamente devido a nossa exuberante avifauna. O seguimento cresce a cada ano e hoje é a forma e o meio de sustento de muitas pessoas! Aproveite e faça logo sua inscrição e saiba em detalhes o que significa seleção intersexual e benefícios diretos!
Comments