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Atualizado: 22 de abr.

Após alguns anos liderando equipes em ambientes naturais e participando de treinamentos empresariais ao ar livre, o professor Anderson Ribeiro vem buscando mapear e entender historicamente o papel de um líder de equipe.


A sociedade precisa entender a importância de uma unidade de conservação e promover esse encontro é o papel do Líder de Ambiente Natural, seja ele Guia, Condutor ou um instrutor de pesquisa. Dentro dessas lideranças podemos encontrar várias características.


Atualmente ministra um curso de liderança na Bioconservation, onde em 8 horas conseguimos passar um conteúdo as principais características desse profissional e seu papel na conservação.


São 8 horas de atividades ao ar livre com entrega de certificado.

abaixo segue um breve resumo de 40 min.


Para se inscrever em nosso curso acesse agora: https://www.bioconservation.eco.br/lideranca-naturais

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Atualizado: 22 de abr.

Infelizmente seja por falta de conhecimento, medo ou simplesmente pelo animal ser o que é, ou seja, uma serpente, esses animais são mortos deliberadamente. no Brasil, apesar de possuirmos pouco mais de 60 espécies de serpentes que podem causar acidentes graves (envenenamento) às pessoas, todas as outras, mais de 400 espécies de serpentes (segundo a lista de répteis da Sociedade de Herpetologia Brasileira mais atualizada - 2018) que não oferecem risco acabam sendo mortos assim que são avistadas.


Afinal por que devemos proteger as serpentes? Qual o papel destes animais na natureza?


Todas as serpentes são carnívoras; a única exceção é uma espécie que ocorre no México

que se alimenta apenas do líquido do abdome de cupins. Desta forma, são animais que controlam o tamanho da população de outros animais (lesmas, ratos, sapos, aves, outras serpentes etc.). Da mesma forma, elas servem de alimento para outros animais como: aves de rapinas, gambás, seriemas, zorrilhos, cachorros do matos etc. Portanto, do ponto de vista biológico, na natureza, as serpentes fazem parte da grande cadeia alimentar natural, tanto como presa como predadores.


Do ponto de vista médico, alguns remédios são produzidos a partir do veneno das serpentes. O Captopril, remédio utilizado para o controle da pressão arterial possui um princípio ativo que foi isolado em 1960 a partir do veneno da jararaca. Da mesma forma, a partir do veneno da cascavel, uma substância denominada ENPAK (endogenous pain killer) foi desenvolvido um analgésico 600 vezes mais potente que a morfina. O ENPAK está sendo estudado para ser uma opção ao uso da morfina no tratamento de dores decorrentes do câncer.


Sendo assim, apresentamos porque as serpentes devem ser conservadas e protegidas, seja do ponto de vista biológico ou médico, e veja bem, apresentamos dois motivos do porque as consideradas popularmente como "perigosas" devem ser protegidas! É claro que conhecer quais são as que podem causar acidentes ou não é fundamental!


Além dos motivos médicos e biológicos as serpentes devem ser protegidas em última instância por motivos éticos. Não podemos e não temos o direito de privar esta e as gerações futuras de conviverem com esses animais.


No dia 07/11/20 termos mais uma edição de nosso curso de Serpentes peçonhentas do Brasil (https://www.bioconservation.eco.br/serpentes-peconhentas-brasil) para adultos.


Aguardamos por vocês!

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Atualizado: 22 de abr.

Nossa postagem de hoje vem esclarecer uma dúvida frequente acerca de quem pode atuar ou ser Educador Ambiental (EA). Não vou me ater nas origens e definições, mas apenas ao esclarecimento dos fatos em relação a atuação. Portanto serei bastante direto em algumas questões.


Nosso texto a seguir é parte do curso online de Educação Ambiental da Bioconservation:


"O objetivo da EA é alcançar a todas as pessoas fomentando e fornecendo as informações necessárias à participação e busca de soluções dos problemas ambientais que permeiam a sociedade atual.


O Educador Ambiental é qualquer pessoa que coloque em prática os objetivos, premissas e compromissos da Educação Ambiental. Portanto, quando um educador se propõe a tratar do tema Transversal do Meio Ambiente com seus alunos da educação formal ou informal, de uma forma geral, este educador está praticando a Educação Ambiental.


Neste contexto, a Educação Ambiental deve ser abordada dentro do Tema Transversal Meio Ambiente e se dá, porque, por si só, a temática ambiental sempre retrata os aspectos sociais, seja local, regional ou global. Sendo o Meio Ambiente, um tema complexo, é impossível abordar e tratar da EA apenas em uma única área (geografia, ciências etc.) de forma isolada. Os aspectos ambientais não envolvem apenas as disciplinas de ciências ou biologia, mas conhecimentos de história, de Sociologia, de Demografia, de Economia etc. Pode-se assim dizer que a Educação Ambiental também assume um aspecto INTERDISCIPLINAR".


É justamento o caráter INTERDISCIPLINAR da EA que a torna praticável e pronta a ser transmitida por qualquer pessoa. Se possível faça especializações (cursos e pós graduações no assunto) afim de melhorar sua atuação.


A Bioconservation disponibiliza um curso online de excelência sobre EA. Acesse agora e faça sua matrícula: https://www.bioconservation.eco.br/educacao-ambiental


Texto de Rafael C. Moura (Biólogo e MsC.). Pós-graduando em Docência da Educação Ambiental para a Cidadania e Sustentabilidade (MBA/Estácio de Sá).

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